Aplicação de bicarbonato de sódio por meio da aerossolterapia no tratamento de doenças respiratórias

Atualizado: 28 de dez. de 2021

RESUMO


INTRODUÇÃO: As infecções respiratórias agudas e crônicas são um grande problema de saúde pública a nível mundial. Um dos componentes utilizados para tratamento das doenças respiratórias é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), sendo uma opção para tratamento da COVID-19. A associação entre a COVID-19 e o tratamento do trato respiratório ainda é pouco documentada, bem como as suas possíveis consequências.


METODOLOGIA: Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura. As buscas foram realizadas a partir do mês de agosto de 2020, na base de dados National Library of Medicine (Medline), Scielo e Pubmed. Os descritores utilizados foram: “Doença Respiratória” e “Bicarbonato de sódio”. Inicialmente foram encontrados 315 artigos e, após a análise dos resumos e da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 63 artigos foram selecionados. Por fim, os estudos foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa, resultando em 24 artigos que estão incluídos nesta revisão sistemática. A escala de sistematização PRISMA foi utilizada a fim de aprimorar os resultados desta revisão.


RESULTADOS: Os estudos demonstraram que a ocorrência de manifestações respiratórias inclui complicações do trato respiratório superior e inferior podem ser tratados com bicarbonato de sódio. Entretanto, diversos estudos apresentam limitações como dificuldade na aplicação, obtenção de dados, escassez de recursos e curto tempo de acompanhamento.


Palavras-chave: Bicarbonato de Sódio; Doenças respiratórias; Nebulização.


Download da íntegra do artigo

Aplicação de bicarbonato de sódio aerossolterapia
.pdf
Download PDF • 474KB

Artigo publicado em BJD: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/38385

10 visualizações0 comentário